Ver versão low-graphics

FAQ

Ir para: Início

Para ajudá-lo a concretizar seu projeto de intercâmbio, reunimos abaixo as perguntas mais frequentes dos nossos estudantes.


A. Geral

A.1. A quem os programas de intercâmbio são destinados?

  • ao jovem que deseja aprender ou aperfeiçoar o idioma em um ambiente multicultural
  • ao estudante que precisa melhorar seu nível de idioma por objetivos acadêmicos (vestibular, exames, curso superior, concurso público...)
  • ao estudante que está cursando uma faculdade de letras, economia, engenharia, direito... e que deseja ampliar seu currículo unindo o útil ao agradável
  • ao adulto e profissional que busca uma evolução na carreira e valoriza os melhores resultados em um curto período de tempo
  • ao público adulto que tem disponibilidade para viajar, interesses turísticos e deseja aperfeiçoar a sua comunicação em outro idioma, ou mesmo iniciar o aprendizado

A.2. Por que estudar idiomas no exterior? É mais eficiente?

Um curso de idioma estrangeiro no país em que reside pode parecer adequado pela conveniência mas não leva em consideração um aspecto fundamental: a imersão linguística e cultural.

É justamente a imersão total no idioma que permite que os alunos realizem progressos rápidos, além de serem beneficiados de uma experiência enriquecedora e valorizante.

A.3. Qual a melhor idade para aprender? Qual a duração ideal de um intercâmbio?

Nunca é tarde para aprender ou aperfeiçoar um idioma. Nossos intercâmbios são adaptados a todas as idades, e nesse sentido temos programas especialmente indicados para jovens e outros para os adultos.

De uma forma geral, recomendamos fazer de duas a quatro semanas de curso de idioma intensivo por ano. Se você for comparar o intercâmbio com um curso extensivo feito no país de origem, quatro semanas de curso intensivo no exterior com 20 horas por semana é equivalente a um ano de curso extensivo com 2 horas por semana, além da oferta cultural que proporciona e o contato com outras nacionalidades.

B. Nossos programas

B.1. Quais os tipos de programas oferecidos?

Para atender às necessidades específicas de cada participante, nos empenhamos em oferecer uma seleção de programas diversificados, todos de alta qualidade.

Nossos programas são adaptados a todos os gostos: cursos de idioma geral (semi intensivo, intensivo, super intensivo), programas de preparação para os exames oficiais de idioma (TOELF, TOEIC, IELTS, Cambridge ESOL, DELF, DALF, DELE, TetstDaf, entre outros), programas de imersão na casa do professor particular (programa individual), programas acadêmicos e outras combinações.

B.2. Qual destino devo escolher?

Todos os nossos programas oferecem cursos que atendem aos mais altos critérios de qualidade. Todos os professores são nativos e possuem diploma universitário. Você pode escolher o seu destino de acordo com as características da escola, da cidade e da região, ou alguma característica particular.

Por exemplo, muitas pessoas perguntam se é melhor aprender o inglês britânico em relação ao inglês americano. A resposta é NÃO, nenhum sotaque é melhor do que o outro. Isto é válido tanto para o inglês, quanto para o francês, o espanhol ou outros idiomas que são falados em várias regiões do mundo. A escolha do destino deve atender às suas preferências de país, afinidades culturais e outros aspectos que constituem o entorno. O programa de intercâmbio é uma experiência completa que não se limita apenas ao curso. Todos os aspectos devem ser considerados na escolha do programa.

B.3. Qual o programa que vocês recomendam?

Isso depende do que você procura. O nome e a intensidade do programa varia, mas geralmente a estrutura dos cursos tem o seguinte formato:

  • Curso geral (de 15 a 20 aulas por semana), meio período de segunda a sexta-feira: para os participantes que desejam ao mesmo tempo estudar o idioma e aproveitar a cidade.
  • Curso intensivo (de 25 a 30 aulas por semana), de manhã e à tarde de segunda a sexta-feira: para aprofundar o estudo do idioma.
  • Curso de idioma para negócios e outros cursos especializados: para realizar uma formação em um campo profissional particular com um vocabulário específico.
  • Cursos de preparação para os exames oficiais de idioma: para os participantes que desejam obter um reconhecimento universal do seu nível de idioma.
  • Aulas particulares: cursos totalmente adaptados às necessidades do participante.

B.4. Existe um nível mínimo/máximo para se inscrever em alguns programas?

A maioria dos programas está disponível para todos os níveis, de iniciante completo a avançado. Algumas escolas têm datas específicas para os iniciantes ou em certos casos não aceitam iniciantes (em poucos casos).

B.5. Como determinar meu nível de idioma?

Quando for realizar sua inscrição, solicitamos que você informe o seu nível no idioma que deseja estudar. Nós encaminhamos essa informação para a escola uma vez que sua inscrição estiver confirmada.

Em alguns casos, um teste de idioma deverá ser realizado antes da viagem (online ou por e-mail). Na maioria dos programas, o teste é realizado no primeiro dia de aula e posteriormente os responsáveis lhe direcionam para a turma mais adequada ao seu nível.

C. As escolas

C.1. Qual o nível de qualificação dos professores de idioma nas escola?

Todos os professores com os quais trabalhamos são altamente qualificados. Eles foram especialmente formados para ensinar o idioma a estrangeiros de acordo com os critérios estabelecidos pelas autoridades de regulações locais.

Trabalhamos exclusivamente com escolas de idiomas locais cujos professores são nativos e qualificados para tal. Esta condição permite garantir cursos de alta qualidade.

C.2. As escolas de idioma são confiáveis?

Trabalhamos com escolas que já ajudaram milhares de estudantes de todos os países e têm uma experiência comprovada no ensino do idioma a estrangeiros.

Graças à alta qualidade dos cursos e serviços dispensados, as escolas com as quais trabalhamos contam com uma excelente reputação, são oficialmente credenciadas pelos respectivos governos e também são membro de diversas associações relacionadas com a educação internacional.

C.3. De que nacionalidades são os estudantes nas escolas?

O mix de nacionalidades é um elemento importantíssimo que levamos em consideração na hora de selecionar as nossas escolas.

Uma boa diversidade cultural é um elemento chave para o sucesso do intercâmbio: você poderá falar no idioma alvo com os outros estudantes, não estará em contato com o português e poderá aprender muito sobre as culturas presentes na escola.

A grande vantagem de você concretizar seu projeto de intercâmbio com a Easy Languages é que somos uma empresa global. Nossos estudantes são de vários países, o que contribui para a diversidade cultural de cada escola. Na maioria das vezes, não trabalhamos com as mesmas escolas que as outras agências no Brasil e assim nossos clientes tem a oportunidade de encontrar menos brasileiros em seu intercâmbio.

Não hesite em nos consultar sobre o mix de nacionalidades de cada escola. Temos o cuidado de requisitar essa informação constantemente para as escolas.

C.4. Existem suplementos a pagar para o material didático?

A maioria dos nossos programas incluem o material didático. Nesse caso, não haverá custos extras, a não ser em alguns casos um depósito de garantia na entrega dos livros (com devolução ao término do curso).

Em alguns programas o material didático não está incluso no preço. Esta despesa extra sempre está indicada na página de cada programa, portanto não haverá surpresas.

C.5. Quanto tempo dura uma aula?

Na Easy Languages, as aulas duram geralmente entre 45 e 55 minutos. A duração exata de cada aula é indicada nas informações sobre cada programa.

C.6. As escolas oferecem cursos à noite e aos finais de semana?

Alguns programas oferecem cursos à noite durante a semana. Por favor consulte as informações disponíveis na página de cada programa e entre em contato conosco caso não encontre a informação que procura.

C.7. Quantos estudantes tem cada turma?

O número máximo de estudante por turma está indicado para cada programa. No geral, o número máximo de alunos é 16, em alta temporada. Algumas escolas têm turmas menores, com um máximo de 12, 10 ou até 8 alunos por turma. É importante você conferir este detalhe para cada curso, uma vez que uma turma pequena facilita a interação entre os alunos e o contato com o professor. Caso pesquise, verá que a Inglaterra é o país que tradicionalmente contam com menos alunos por classe, principalmente em relação aos EUA.

C.8. As escolas organizam atividades extra-curriculares, excursões e um apoio para os estudantes que querem viajar?

As escolas organizam todas as semanas um programa de atividades sociais e culturais para que os estudantes possam conhecer melhor a cultura do país e conversar no idioma alvo. Algumas das atividades são gratuitas, outras oferecidas por um preço razoável.
O pessoal da escola também está a disposição dos alunos para assessorá-los sobre transportes, hospedagem e viagens. Algumas escolas possuem um serviço especial de orientação sobre viagens.

C.9. Posso obter um diploma ao término do meu programa?

Todos os participantes recebem um certificado de participação da escola logo após a conclusão do curso. O certificado indica a duração do curso e o nível de idioma alcançado. Este certificado não tem valor oficial e não substitui os exames oficiais internacionais como o TOEFL, IELTS, DELF, DALF, DELE, e outros.

D. Acomodações

D.1. Que tipo de acomodação vocês recomendam?

Oferecemos uma ampla gama de acomodações para satisfazer as necessidades específicas de cada estudante.

Os tipos de acomodação disponíveis variam de acordo com o programa, mas no geral é possível escolher entre uma acomodação em casa de família ou em residência de estudante. Recomendamos muito a acomodação em casa de família, e isso especialmente aos estudantes de nível iniciante, uma vez que a família ajuda a adquirir confiança. A estadia em família também permite um contato mais próximo com a cultura e os costumes do país, tornando a experiência de intercâmbio ainda mais rica. Para os estudantes de nível mais avançado, o contato com nativos na casa de família é fundamental para aperfeiçoar os pequenos detalhes e o sotaque. Na maioria dos casos, a acomodação em casa de família inclui o café da manhã e o jantar (meia pensão).

Para os que desejam ter mais autonomia e querem conviver com outros estudantes internacionais recomendamos a residência de estudante. Nela, você geralmente tem acesso a uma cozinha para o preparo de refeições e a opção de quarto individual ou compartilhado.

D.2. O que devo esperar ao estar em casa de família?

As famílias gostam de receber estudantes estrangeiros e apreciam o contato com outras culturas. Durante sua estadia, os participantes são considerados como parte integrante da família e participam do seu dia a dia. As famílias podem ser compostas de um profissional solteiro, de uma pessoa morando só, uma família com crianças, um casal de aposentados, entre outros.

As nossas escolas têm um cuidado muito particular na escolha e no acompanhamento das famílias. Além disso, nos baseamos no "feedback" dos estudantes para avaliar a qualidade do contato com as famílias. As escolas dispõem de uma ampla seleção de famílias, podendo achar um perfil de família adequado às necessidades de cada participante.

D.3. Terei acesso à internet?

A maioria das casas de família e residências dispõem de acesso à internet. Além disso, você tem acesso gratuito à internet na escola.

D.4. Há uma lavanderia?

Em se tratando de residência de estudante, há uma lavanderia no estabelecimento ou em alguns casos próximo à acomodação. Já a casa de família, há duas possibilidades: ou você tem acesso à máquina de lavar ou a família pode incluir sua roupa ao lavar as roupas da família. Isso dependerá de cada família.

D.5. Como é o dia a dia em residência ou em família?

Nossas residências estão situadas o mais perto possível da escola, às vezes no próprio campus. No descritivo de cada programa colocamos uma descrição da acomodação e uma distância de referência. Algumas acomodações dispõem de uma lavanderia, outras de um serviço de limpeza semanal, e algumas incluem refeições. Na maioria dos casos, os lençóis são fornecidos mas os participantes devem trazer suas toalhas. Tudo isso estará indicado para cada programa. Se você não achar as informações que precisar quando consultar o nosso site, pode entrar em contato conosco.

D.6. Caso eu deseje ficar por mais tempo, posso estender minha estadia na mesma acomodação?

Sim, você pode ficar mais tempo e estender seu tempo de permanência na acomodação, desde que você não exceda o tempo de permanência autorizado pelos responsáveis locais no país. Outrossim, recomendamos você nos avisar com antecedência da sua decisão para podermos garantir a disponibilidade. A extensão da sua acomodação está sujeita a disponibilidade.

E. Informações práticas

E.1. As datas dos seus programas de intercâmbio são fixas?

Para a maioria dos programas (exceto programas de imersão na casa do professor particular) as datas de chegada e saída previstas são respectivamente o domingo antes do início das aulas e o sábado da última semana do curso. Se deseja antecipar sua chegada ou adiar sua volta, você pode reservar noites extras de acomodação (por favor nos consultar).

E.2. Como é o transporte no local de destino?

As escolas e as acomodações estão localizadas no centro da cidade ou em locais facilmente acessíveis, seja a pé ou em transporte público. A nossa prioridade é que você possa aproveitar ao máximo seu intercâmbio e tenha acesso aos principais pontos de interesse da cidade sem dificuldade. A localização da escola, as principais distâncias e a distância máxima das acomodações sempre estão indicadas na descrição de cada programa. As despesas de transporte entre a escola e a acomodação não estão inclusas no preço do programa.

E.3. O entorno é seguro nas cidades onde os programas são realizados?

As escolas estão localizadas em locais seguros e adaptados ao dia a dia de um estudante. Muitas vezes, elas estão localizadas no centro da cidade, e as acomodações são escolhidas pela conveniência do local.

Nos programas de férias para adolescentes (para os jovens de até 17-18 anos), os programas contam com uma supervisão adequada.

Temos um bom conhecimento dos locais onde são realizados os programas e estamos em contato constante com as escolas para nos certificar que tudo está sempre correndo bem.

E.4. Vocês oferecem um translado do aeroporto?

Para praticamente todos destinos oferecemos um translado do aeroporto até sua acomodação. Este translado é muito apreciado pelos participantes, principalmente após uma longa viagem, se seus conhecimentos no idioma alvo ainda não são suficientes e se você não está acostumado/a a viajar.

Os preços dos translados estão indicados no quadro de preço para cada programa. Alguns programas (principalmente os programas para adolescentes) já incluem os translados do aeroporto.

E.5. Preciso de um visto? Como proceder?

As informações sobre vistos e formalidades de imigração estão indicadas para cada programa.

Para os programas que requerem um visto, encaminhamos a documentação necessária com relação ao curso para que você possa solicitar seu visto com as respectivas autoridades consulares.

E.6. Quando devo pagar?

Uma vez inscrito em um dos nossos programas, comunicaremos todas as informações necessárias para realizar o pagamento. Solicitamos o pagamento de um sinal para confirmar sua inscrição. O saldo deverá ser pago antes do início do seu programa.

E.7. Posso trabalhar durante meu intercâmbio?

Tudo depende do destino e da legislação local. Recomendo você nos consultar e consultar o site do Consulado do respectivo país.

lembre-se que se seu foco for o aprendizado do idioma, você terá naturalmente menos tempo para dedicar aos estudos e as atividades que a escola proporciona. Recomendamos sempre que o estudante tenha um objetivo concreto no seu intercâmbio pois se trata de um investimento importante.

E.8. De quanto dinheiro preciso durante meu intercâmbio?

O orçamento depende do programa e das necessidades específicas de cada estudante. Alguns programas incluem a meia pensão (café da manhã e jantar), o que representa uma economia no dia a dia. Em alguns casos, a acomodação é acessível a pé, o que diminui o custo do transporte. Para as despesas relacionadas com alimentação, transporte, saídas e despesas pessoais, recomendamos um mínimo de 100 € / R$ 250 por semana e um orçamento de 200 € / R$ 500 por semana para uma estadia confortável.

Caso se interesse em saber o custo de vida de determinado destino, por favor nos consultar.

Tenho outra pergunta

Entre em contato conosco acessando nossa página de Contatos .